09/08/2013 às 09h14min - Atualizada em 09/08/2013 às 09h14min

Práticas de rodeio são discutidas em Audiência Pública na Câmara

Na última quarta-feira, dia 07, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de São Roque para discutir o Projeto de Lei 57/2013, de autoria do vereador Guto Issa

Na última quarta-feira, dia 07, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de São Roque para discutir o Projeto de Lei 57/2013, de autoria do vereador Guto Issa. “O projeto versa sobre a retirada de montarias que causam dor nos animais nas festas de São Roque. Não sou contra nenhum tipo de festa, nem romaria, nem eventos musicais. Defendemos a implantação do Rodeio Alternativo, que conta apenas com shows, touro mecânico, exposição de animais, prova de cavalo contra moto, prova de tambor com cavalo. Mantém as barracas e shows, assim como fez a cidade de Tietê”. A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente da Câmara Rodrigo Nunes, pelos Vereadores Guto Issa e Adenilson Correia, pela representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária Dra. Fernanda de Figueiredo Beda e pelo Promotor de Justiça do GECAP (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular de Solo) Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo.

No evento compareceram tanto pessoas que apóiam a iniciativa do projeto como quem não é a favor das idéias expostas por ele e defende as práticas do rodeio. “Em minha opinião isso é um absurdo, a gente sabe das leis do rodeio, entendemos sobre o evento, sabemos que não há maus tratos aos animais. Os bois trabalham oito segundos por noite, para ter um tratamento de rei. Se o boi não pular, o que será dele? Vai virar esqueleto por falta de cuidados. Sem falar também que existem outras prioridades para serem discutidas pelos políticos, como as pessoas que precisam de auxílio médico na Santa Casa e não conseguem”, afirma Nil Moreira.

“Nós não concordamos com a crueldade aplicada aos animais antes deles entrarem na arena, como por exemplo, choques elétricos porque o boi no pasto ele não pula. Não é o sedem, aquela faixa de couro que é colocada, ele provoca dores, mas isso não é tão grave. Mas são usadas outras práticas para tornar o animal mais agressivo. Aqui em São Roque a prova do laço, onde muitos bezerros morrem, já foi proibida. É sabido que muitas pessoas vão ao rodeio por causa dos shows mesmo e nem sabem o que acontece”, afirma Luciana Augusta de Abrantes, do Grupo de Ação a Defesa dos Animais.

“Realizamos com sucesso a Audiência Pública, pois não existe democracia sem participação popular”, diz Guto Issa. O Projeto de Lei está tramitando na Câmara Municipal e deverá ser votado em breve.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.