18/07/2014 às 11h16min - Atualizada em 18/07/2014 às 11h16min

Prefeitura aciona Ministério Público para investigar Santa Casa

Administração do município aguarda que promotoria inicie o inquérito civil

A prefeitura de São Roque acionou o Ministério Público para investigar as contas da Santa Casa de Misericórdia de São Roque. Depois de abrir uma sindicância e instaurar uma intervenção, a administração pública agora acionou as vias legais para comprovar suas acusações de irregularidades no gerenciamento da instituição, que é o único estabelecimento de internação clínica do município que realiza atendimento hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a administração municipal, após a sindicância descobriu-se indícios de irregularidades na prestação de contas do dinheiro público utilizado. Os interventores designados pela Prefeitura iniciaram seu trabalho no hospital na manhã quinta-feira, dia 10. No mesmo dia, na parte da tarde, a Prefeitura protocolou a representação perante o Ministério Público (no Fórum do município), em desfavor a Santa Casa de Misericórdia de São Roque, narrando todos os problemas que foram encontrados e os indícios de irregularidades que levaram a intervenção. A comissão sindicante, que analisou os primeiros documentos, apresentou um relatório preliminar, que acompanhou e embasou a representação protocolada perante a Promotoria Pública. O relatório contém todos os dados com indícios do uso indevido da verba pública destinada pelo governo. As comprovações são feitas por meios de notas e balancetes da irmandade, pagamento dos funcionários do plano de saúde, com verba SUS e demais contas do hospital.

Segundo o Procurador Jurídico da Prefeitura, Dr Ricardo Santangelo, na tarde de terça-feira, dia 15, ele compareceu a Promotoria na companhia de um dos interventores e do Diretor de Saúde do Município, Dr. Sandro Rizzi, para que fossem ouvidos pela Promotora sobre os esclarecimentos da situação. Após o ocorrido, a prefeitura aguarda que a promotoria aceite a representação e inicie o inquérito civil.

A redação chegou a receber algumas informações com relação à falta de pagamentos de funcionários e falta de médicos na instituição, que também estaria com falta de remédios, porém segundo um dos atuais administradores da Santa Casa, a situação da instituição segue normalmente e nenhum serviço de atendimento foi paralisado.

A instituição segue sobre intervenção, que tem um período inicial de 180 dias e que pode ser reduzido ou prorrogado conforme a necessidade e o interesse público. Até o encerramento desta edição, os provedores da Santa Casa de São Roque não foram encontrados para que pudessem comentar e dar seus respectivos pareceres sobre a situação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.