11/06/2014 às 16h09min - Atualizada em 11/06/2014 às 16h09min

AISAM promove palestra sobre Método de Ensino do SESI durante reunião plenária

O evento ocorreu no Hotel Cordialle, em São Roque

A cada mês, a AISAM (Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque) oferece um almoço durante suas reuniões plenárias, onde os diretores e representantes das empresas e indústrias da região discutem entre muitos assuntos a situação político-econômica das cidades integrantes da associação. No início da tarde desta quarta-feira, dia 11, foi promovida uma palestra aos presentes para apresentar o Método de Ensino do SESI. O evento ocorreu no Hotel Cordialle, em São Roque.

Desde o ano de 2009, essa metodologia está disponível também para instituições parceiras, por meio de transferência de tecnologias sociais, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas Redes Municipais. A mesma proposta educacional da Rede SESI-SP e o mesmo material didático utilizado em sua rede são oferecidos aos parceiros. Essa prática comprova que não se diferencia o aluno SESI-SP e o aluno da Rede Pública, uma vez que ambos possuem capacidade para aprender, desde que oferecidas condições.

O Diretor do SESI de Sorocaba e responsável pela região, Júlio César Martins, contou a reportagem do JE sobre o diferencial desse sistema. “É uma maneira das escolas municipais obterem a qualidade de ensino do SESI, mesmo não sendo uma escola da rede. Oferecemos todo o treinamento e apoio aos profissionais envolvidos nas escolas que adotam o sistema. Não é uma coisa de momento, nós acompanhamos todo o desenvolvimento e aplicação do método ao longo do tempo. Um dos principais diferenciais do Método de Ensino do SESI é que ele não é engessado. Por exemplo, as apostilas que são entregues aos professores não contêm as respostas dos exercícios, convidando desse modo, professores e alunos a trabalharem juntos. Atualmente 23 cidades do Estado de São Paulo utilizam o método. Aqui na região, a cidade de Mairinque já adotou. Nossa expectativa de adesão é grande para o ano que vem”.

Marco Aurélio Donadon, Diretor do Departamento de Formação Pedagógica de Mairinque, contou o processo de implantação do sistema de ensino. “As vantagens de se adotar esse método são muitas. A primeira é que a Secretaria de Educação passa a funcionar como uma rede, onde todas as escolas pensam de forma comum. Outro ponto é a capacitação dos professores. Os pais dos alunos ficam contentes com a qualidade do material, que pode ser comparado ao de uma escola particular. O acompanhamento também faz muita diferença. Eles não apenas vendem, eles acompanham a implantação, que leva três anos. São várias reuniões para se realizar uma implantação negociada, ou seja, nada é imposto. E é gradativa. Mairinque já passou por 1 ano e meio desse processo, temos mais 1 ano e meio. O que preciso dizer é que é preciso apoiar os professores durante a implantação para que ela não seja um trauma, seja algo possível”.

De acordo com informações de Marco Aurélio, durante o primeiro ano do governo Binho Merguizo, as Escolas de Ensino Fundamental I foram contempladas com o sistema de ensino. Agora em 2014 serão adicionadas a lista as Escolas de Educação Infantil. Além disso, os professores já estão sendo preparados para que no próximo ano as Escolas de Ensino Fundamental II sejam contempladas. “Um dos pilares do sistema, que tem toda uma concepção didática, é a pesquisa. O aluno tem que pesquisar. O pai do aluno é convidado a pesquisar junto. O coordenador e o diretor também pesquisam. Eu acredito que isso pressupõe uma ação coletiva, o que gera um ganho muito grande para a população”.

Vinício César Pensa, presidente da AISAM, conversou com a reportagem do JE e expôs a sua opinião. “Eu, por ser o Diretor da FIESP da região, sempre participei das reuniões em São Paulo. Eu achei a idéia de implantar o sistema nas Escolas Municipais de São Roque fantástica. Os municípios que adotaram o método de ensino já totalizam um número maior de alunos até mesmo do que das próprias escolas do SESI. É obvio que todo mundo vê uma escola do SESI como a nossa, nova em folha, e os Prefeitos acabam querendo ter uma escola dessa em seus municípios. Quando muito, a cidade terá uma escola do SESI, não dá para ter dez. Eu acredito que o sistema democratiza, ele leva para todas as escolas. Toda a rede passa a ter a qualidade de ensino do SESI, mesmo não tendo o prédio físico. Mas isso não é o mais importante. O que interessa é o ensino, o treinamento dos professores e gestores, dos secretários de educação. Um exemplo do sucesso são as notas que os município que adotaram o sistema estão atingindo, que ultrapassam as metas do próprio Governo do Estado. São Roque se beneficiaria e muito dessa iniciativa”.  

Em reunião anterior, o Jornal da Economia sugeriu que a AISAM convidasse vereadores da região para esta palestra, com o objetivo de levar a idéia da implantação em outras cidades a diante. A Associação confirmou à reportagem do JE que enviou os convites aos Presidentes das Câmaras Municipais de Ibiúna (Abel Rodrigues de Camargo), Mairinque (Carlos Alberto Reis) e São Roque (Rafael Marreiro de Godoy). Todos chegaram a confirmar presença, mas nenhum compareceu ao evento.   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.