17/04/2014 às 19h39min - Atualizada em 17/04/2014 às 19h39min

Competição entre Brasil e Argentina marca abertura do CT de esportes na neve

Foi inaugurado no Ski Mountain Park, em São Roque, o primeiro e único Centro de Treinamento de Freestyle para esqui e snowboard na América Latina

Foi inaugurado no Ski Mountain Park, em São Roque, o primeiro e único Centro de Treinamento de Freestyle para esqui e snowboard na América Latina. A abertura do CT contou com uma disputa entre atletas do Brasil e Argentina, uma das maiores rivalidades esportivas do mundo.

O Centro de Treinamento foi possível graças a uma parceria entre o Ski Mountain Park e a Confederação Brasileira de Desportos da Neve (CBDN). Além do acompanhamento do Ministério do Esporte.

Grandes nomes do Snowboard, Ski, Wakeboard e Skate de Brasil e Argentina marcaram a inauguração na moderna estrutura montada em São Roque. Marcos Batista, do Brasil, e Martin Jaureguialzo, da Argentina, destaques continentais do Snowboard, são alguns dos atletas que se destacaram no evento realizado na manhã desta quinta-feira (17). A brasileira Josi Santos, que participou das Olimpíadas de Inverno 2014, em Sochi, na Rússia, também marcou presença.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor do parque, Roque Silva, do presidente da CBDN, Stefano Arnhold e do Secretário de Esportes de Alto Rendimento, representando o Ministério do Esporte, Ricado Leyser. Também estiveram presentes os vereadores Israel Toco, Etelvino Nogueira, Alfredo Estrada, Maurinho Góes, Adenilson Kalunga e Guto Issa. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônias Carlos Mello.

“É um sonho realizado”, conta Roque Silva, diretor do Ski. “As pistas estão sendo construídas há dois anos, mas o nosso sonho e a nossa vontade vêm de muito antes. A essência do Ski Mountain Park é o esporte. Toda essa estrutura foi feita com muita dedicação para que sejamos referência quando se fala em esportes de neve no Brasil”, finalizou Roque.

Representantes da Prefeitura se fizeram presentes somente após o término de toda a cerimônia de abertura.

Para o presidente da CBDN, Stefano Arnhold, o centro de treinamento será um grande passo para os esportes na neve do Brasil. “Os atletas poderão treinar em nosso país. Os brasileiros vão ter um contato a mais com o esporte. Muitos atletas poderão nascer aqui em São Roque”. Stefano frisa que apesar de uma grande evolução para o esporte com o centro de treinamento, ainda é necessário a prática na neve. “É claro que os atletas também terão que treinar em montanhas de verdade, com neve de verdade. Mas agora nós temos a nossa escola montada aqui no Ski, o nosso próprio CT!”, ressaltou.

A disputa entre brasileiros e argentinos começou logo após a inauguração oficial do CT, com a abertura da fita simbólica. Eram três rampas de tamanhos diferentes e embaixo delas uma gigantesca sacola de ar (airbag) que serve para amortecer a aterrissagem dos atletas. Apesar da grande rivalidade entre os países, a competição, que contou com 9 participantes (4 Argentina, 4 Brasil, 1 Suécia), ocorreu de maneira muito amistosa.

Foram duas sessões de saltos (Jump Sessions) de trinta minutos cada, onde os competidores ficaram livres para exibir as manobras que desejassem. Na primeira sessão, os jurados anunciaram 2x1 para os “hermanos”. Já na segunda, com os atletas brasileiros mais soltos e acostumados com a pista, o Brasil revidou a pontuação de 2x1, fazendo com que a disputa terminasse empatada.

Ao final, o público presente foi convidado a pular de um trampolim montado justamente para que os visitantes possam desfrutar do “airbag” gigante. São três plataformas, de 4, 7 e 10 metros de altura, onde os corajosos saltam sem a necessidade de nenhum equipamento.

O evento contou com a presença de emissoras de televisão de todo o país, entre elas, o canal SporTV da Rede Globo.

Assista abaixo, aos saltos realizados pelos atletas durante a competição de inauguração do CT do Ski Mountain Park:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.