11/04/2014 às 10h21min - Atualizada em 14/04/2014 às 15h21min

SENAI-Alumínio e ETEC-Mairinque realizam debates sobre Parque Catarina

Encontros já reuniram 1.400 alunos em toda a região

Mais de 600 estudantes do SENAI Antônio Ermírio de Morais, em Alumínio, e da Escola Técnica Estadual ETEC), em Mairinque, realizaram em seus respectivos campi, nos dias 3 e 8 de abril, novos encontros sobre o empreendimento Parque Catarina. As palestras, seguidas de debate, reuniram estudantes e professores de vários cursos ministrados nessas duas entidades nas áreas administrativa, eletroeletrônica, logística, química, cozinha, gestão e tecnologia da informação. No SENAI houve, inclusive, tradução em libras para quatro alunos portadores de necessidades especiais (surdos mudos). Em três semanas, cerca de 1.400 estudantes participaram do ciclo de palestras sobre o Catarina, que inclui faculdades e escolas técnicas de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama.

Direção, corpo docente e alunado das duas instituições aprovaram a iniciativa, cujo objetivo é o de apresentar e esclarecer as comunidades estudantis de toda a região sobre o projeto Parque Catarina, ampliando a compreensão acerca de todos os detalhes técnicos e ambientais do empreendimento, que inclui a construção de um shopping outlet, torres corporativas e o futuro Aeroporto Executivo Internacional de São Roque.

“É inédito uma empresa vir a Alumínio informar e esclarecer cada detalhe de um projeto com a importância e o alcance regional como é o Parque Catarina”, afirma o professor Germano Cardoso, coordenador dos campi do SENAI em Alumínio e Mairinque.  “A maioria dos nossos alunos não tinha conhecimento da dimensão do empreendimento, apenas tinham ouvido falar, sem maiores informações técnicas”, diz. “Ficamos extremamente satisfeitos com as explicações e as informações prestadas, pois motivaram nossos professores e alunos. Por estar em uma localização estratégica, vislumbramos um futuro promissor, beneficiando não só quem mora em São Roque mas em toda a região”.

Para a professora de Logística do SENAI, Raquel Lima Mendonça, o Parque Catarina é uma oportunidade única para absorver boa parte dos jovens formados nas escolas técnicas da região, como o SENAI. “Os alunos ficaram muito entusiasmados com o que ouviram”, afirma. “Já solicitei à nossa direção que agende uma nova palestra para os nossos alunos do curso noturno”, relatou. “Muitos já até falavam: ‘vou fazer um curso de inglês’, com o objetivo de ampliar as suas chances em uma eventual oportunidade de trabalho que surja no futuro”, diz.

“Com a exposição do conceito do projeto, de grande sinergia com a economia da região, os alunos da ETEC puderam constatar que um novo mercado de trabalho está se abrindo para eles”, destaca o professor Divanil Urbano, diretor do campus mairinquense. “Nosso desafio, a partir de agora, será o de aproximar os nossos alunos, que em breve estarão no mercado de trabalho, às necessidades geradas pelo Catarina, assim como buscar  a implantação de novos cursos técnicos que sejam pontuais e capazes de suprir a oferta de mão-de-obra para o empreendimento”, afirma.

Já confirmados, os próximos encontros ocorrerão na Associação Comercial de Mairinque (ACEMK), na terça, dia 15; na Enfermed, dias 16 e 17; no Senai Mairinque, dia 24; e na Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Itu-Mairinque (CERIM), dia 25. As palestras serão abertas não só para alunos e associados dessas entidades, mas a toda a população de São Roque, Mairinque  e região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.