08/04/2014 às 08h30min - Atualizada em 08/04/2014 às 08h30min

Gestão da Qualidade do CEUNSP é o primeiro do Estado a obter registro no Conselho Regional de Química

O profissional formado pelo curso de Gestão da Qualidade do CEUNSP terá mais um diferencial em seu currículo.

O profissional formado pelo curso de Gestão da Qualidade do CEUNSP terá mais um diferencial em seu currículo. O curso obteve junto ao Conselho Federal de Química (CFQ) o parecer favorável para que seus egressos obtenham o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) da 4a região, que inclui todo o Estado de São Paulo. Trata-se do único curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade do Estado a ter essa prerrogativa.

A medida amplia ainda mais as possibilidades de atuação do aluno formado pelo CEUNSP, estendendo para setores como o químico e o alimentício, que exigem esse registro em específico. “Já tínhamos o registro no Conselho Federal de Administração e, com essas novas atribuições permitidas pelo CRQ/CFQ, temos um diferencial ainda maior, com uma grande possibilidade de inserção dos nossos alunos em diversos segmentos industriais e comerciais”, comemora o coordenador do curso, Claudinei Novelli.

De acordo com o Acórdão do CFQ, a matriz curricular do curso permite que ele seja caracterizado como pertencente à área de Química e institui diversas atribuições em que os profissionais poderão atuar neste segmento. Entre elas estão a direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica; assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados; exercício do magistério; desempenho de cargos e funções técnicas; estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica.

O coordenador do curso aponta que, devido a uma exigência de mercado, a área de Gestão da Qualidade deixou de ser importante apenas para o setor automotivo, passando a abranger de forma global as empresas nos seus mais diversos ramos, e é nesse sentido que os alunos do CEUNSP se destacam. “O gestor da qualidade formado no CEUNSP adquire uma visão global do Sistema de Gestão da Qualidade e quando vai para o mercado de trabalho tem a capacidade de aplicar esses conhecimentos nos diversos setores da empresa, desde a direção até o chão de fábrica. Dizemos que nossos egressos analisam de forma global o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa para poder atuar pontualmente nas suas necessidades”, afirma.

Sobre o curso – Reconhecido com nota máxima pelo MEC, o curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade do CEUNSP tem como objetivo formar gestores da qualidade conhecedores da complexidade e dinâmica dessa área de atuação, hoje extremamente importante para que uma empresa consiga longevidade no mercado, num mundo globalizado e altamente competitivo.

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é multifuncional e hoje é aplicado em todos os segmentos industriais. Esse sistema é fundamental em todos os processos da empresa, ou seja, inicia na maneira com que a empresa é gerida, passando pela seleção de mão-de-obra qualificada, aquisição de matéria-prima de qualidade, produção eficaz e eficiente, finalizando na venda e atendimento pós-venda.

O gestor da qualidade formado no CEUNSP está preparado para atuar em empresas dos mais diversificados ramos, sendo capaz de criar e implantar programas estratégicos relacionados à qualidade dos bens e serviços produzidos pelas empresas; elaborar planos táticos e operacionais para implantação da qualidade nos diferentes níveis organizacionais; desenvolver serviços e ferramentas da qualidade, acompanhados dos processos de auditoria da qualidade; desenvolver projetos e modelagem de estruturas e controles estatísticos da qualidade; aplicar e entender os resultados dos sistemas de garantia da qualidade; e identificar necessidades e perfil dos profissionais envolvidos com a qualidade nas empresas de diferentes ramos de atuação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.