07/03/2014 às 16h02min - Atualizada em 07/03/2014 às 16h02min

Professores de Mairinque demonstram descontentamento com administração pública

Reunião com vereadores para expor os problemas será nesta sexta-feira, às 18h, na Câmara Municipal. Assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou presença do Secretário da Educação para resolver assuntos

Os professores da rede pública de Mairinque se reunirão no final da tarde desta sexta-feira (7) na Câmara de Vereadores da cidade, com a finalidade de expor suas insatisfações com o tratamento que os mesmos vêm recebendo da administração municipal.

Segundo afirmam os funcionários, algumas “injustiças” estão acontecendo referente aos salários e às condições de trabalho. Entre os problemas alegados pelos professores, foi citada a não realização do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja porcentagem do valor deveria ser destinada aos professores no ano passado e, de acordo com os mesmos, não receberam.

A classe também afirma que há tempos não é cogitado um aumento no salário dos efetivos, mas que aos professores comissionados já foi oferecido 20% no ano passado e agora está sendo votado um aumento de mais 20%. “A votação será realizada neste sábado (8), para decidir se haverá, ou não, mais um aumento para os cargos comissionados. Este será um dos assuntos em pautas na reunião de hoje (sexta-feira, 7) na Câmara de Mairinque”, afirma uma das professoras efetivas, em contato com o Jornal da Economia.

Além desses motivos, os educadores também apontam outros casos que vêm deixando-os incomodados, como a gratificação de assiduidade, que beneficiaria a classe com 15% do valor dos salários, caso o professor se mostre comprometido e eficiente, como por exemplo, sem faltar e chegando nos devidos horários diariamente. A lei entrou em vigor no dia de sua publicação, 11 de novembro, “mas nenhum valor foi pago até hoje”, reclama uma professora, que também ressalta o fato da carga horária dos educadores do Ensino Infantil ter sido ampliada por lei, mas não houve nenhum aumento ou bonificação nos salários.

“Nós vamos reunir o maior número de professores possível, em frente a Câmara, na tarde de hoje. Nós pedimos a presença do Prefeito e do Secretário da Educação do Município”, afirmam os professores.

O Jornal da Economia entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque, que confirmou a presença do Secretário de Educação, José Francisco Zumckeller, afirmando que o mesmo estará presente na reunião da câmara a fim de “passar tudo a limpo” e tentar resolver todos os problemas e descontentamentos dos professores. Detalhes que indicam se realmente há, ou não, atrasos nos pagamentos e bonificações não foram passados. A assessoria também informou que o Prefeito Binho Merguizo não estará presente na reunião.

A reunião foi marcada pelos próprios vereadores de Mairinque, na tentativa de resolver o assunto o mais breve possível, inclusive, antes da votação de amanhã, referente ao aumento nos salários dos professores comissionados. O encontro está marcado para começar às 18h.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.