27/02/2014 às 11h08min - Atualizada em 27/02/2014 às 11h08min

Germano Negrini será primeira escola a receber exposição itinerante ''700 olhares de Brecheret''

No dia 14 de fevereiro, os alunos da escola assistiram a uma palestra sobre a vida e obra de Victor Brecheret. O projeto ocorrerá durante os dias 14, 15, 16 e 17 de março, das 9 as 17, com entrada gratuita

A Escola Estadual Professor Germano Negrini, localizada no bairro Taboão, em São Roque, será palco de uma importante exposição artística do escultor ítalo-brasileiro, Victor Brecheret.

O projeto “700 Olhares de Brecheret”, uma parceria entra a Secretaria da Educação, CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), Equipe de Artes, Projeto APE e o programa Escola da Família, apresenta parte da obra do escultor e propõe a discussão, dentro do ambiente e universo escolar, de conceitos importantes para a trajetória de Brecheret, bem como uma reflexão acerca da escultura em si.

A amostra itinerante será exposta em diversas cidades do país e São Roque será a primeira do circuito de visitas ao interior de São Paulo a receber o acervo.

O projeto ocorrerá durante os dias 14, 15, 16 e 17 de março, das 9 as 17, aberto gratuitamente a qualquer visitante interessado em aprender sobre arte.

Na sexta-feira (14), os alunos da Escola Germano Negrini, assistiram a uma palestra sobre a vida e obra de Victor Brecheret, ministrada pelo professor de artes Carlos Cavallari. “É importante deixar o aluno totalmente a par do assunto, antes de recebermos a exposição. E o objetivo da palestra não é apenas passar o conteúdo, mas, acima de tudo, despertar a curiosidade do aluno”, explica o professor, que ressalta a magnitude do evento, apontando Victor Brecheret como o maior escultor brasileiro.

Além de Carlos Cavallari, a palestra também foi acompanhada de perto pela diretora da Escola Germano Negrini, Marcia Lígia de Oliveira Cóllo, pelos vices, Ivo Bertoli e Cida Barros, pela Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Arte, Rita de Cassia Peixoto Monteiro e pela PCNP de Projetos Especiais, Cátia Cristina Garcia. Quem também acompanha o programa de perto é a Dirigente Regional de Ensino, Profª Maria Zilda Cesarotto.

O projeto “700 Olhares de Brecheret” foi idealizado pela pesquisadora Sandra Brecheret, filha do artista. À frente da Fundação Escultor Victor Brecheret, Sandra já publicou 11 livros sobre a vida e a obra de seu pai, alguns podem ser baixados gratuitamente em www.victor.brecheret.nom.br, e já doou 12 trabalhos do escultor para instituições internacionais interessadas em perpetuar o legado de seu pai.

A exposição no Germano Negrini poderá contar com a presença ilustre de Sandra Brecheret, ao lado do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“A gente espera que a comunidade toda, pais, tios, avós, além dos alunos de todas as idades, possam participar deste importante evento cultural. As pessoas devem perceber que sem cultura não vamos a lugar nenhum. Nossa escola irá receber o visitante da melhor maneira possível”, conta Rita de Cássia Aparecida Amaral, responsável pela sala de leitura e por eventos culturais na Escola Estadual Germano Negrini.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.