14/02/2014 às 14h40min - Atualizada em 14/02/2014 às 14h40min

Escola infantil de Mairinque é abandonada após discussão territorial com São Roque

Pichações apareceram no muro externo da escola como forma de protesto. No portão de entrada está pichada a seguinte frase: 'Que pena, aqui era uma escola'

A Escola Municipal “Rosa Bassi Dias”, localizado próxima ao Bairro do Marmeleiro, teve suas atividades paralisadas devido a um desentendimento entre as cidades de São Roque e Mairinque.

Acontece que a escola fica em um ponto na divisa entre os dois municípios, gerando muitas dúvidas sobre qual cidade é responsável pela unidade. Com isso, a administração municipal da cidade de Mairinque alegou que a escola é do território de São Roque. Foi solicitado aos funcionários da prefeitura que retirassem todos os equipamentos e materiais da escola, sendo feita a paralisação das atividades no local.

O prédio apresenta boas condições, estando com os pisos, janelas e telhados em ótimo estado. Porém, a escola, além de abandonada está com os portões abertos, assim como as portas das diversas salas em seu interior, sem nenhuma segurança que preze pelo patrimônio público. Os moradores do bairro se preocupam com a possível invasão de usuários de drogas e vândalos no espaço.

Pichações apareceram no muro externo da escola como forma de protesto. No portão de entrada está pichada a seguinte frase: “Que pena, aqui era uma escola”. Pelo muro do prédio existem diversas outras pichações em sinal de revolta com o abandono da unidade, como por exemplo, “Educação é coisa séria” e “Não podemos admitir isso”. Uma das frases ainda ironiza o poder público, diz o seguinte: “Fechar é mais fácil”. Outra pichação mostra ainda a indignação do povo referente à discussão entre as duas cidades, sendo escrito: “Aqui é São Roque ou Mairinque?”.

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque, a mesma explicou que não podem ser responsáveis pela escola, pois a maioria da população do bairro em questão é contribuinte de São Roque, ou seja, pagam todos os impostos para São Roque, então o correto seria que a cidade do vinho administrasse a unidade escolar com o dinheiro dos moradores que ali vivem.

A assessoria ainda afirmou que, antes da Prefeitura paralisar a escola, a mesma se preocupou em notificar a todos os alunos da unidade sobre a paralisação, oferecendo vagas as crianças em escolas próximas ao local.

O vice-prefeito de São Roque, João Paulo de Oliveira, esteve na redação do Jornal da Economia, trazendo consigo um mapa mostrando onde, exatamente, fica a divisa das duas cidades. João Paulo acredita que o mapa prova que a escola pertence ao município de Mairinque (a foto do mapa está ao lado para que o leitor tire suas próprias conclusões). Porém, como 90% dos moradores do local estão localizados no município de São Roque, inclusive pagando os seus impostos para a cidade, a administração de São Roque estaria disposta a receber a concessão da escola infantil e reabri-la. O vice-prefeito ainda disse que uma reunião aconteceu entre a cidade de Mairinque e São Roque, para se decidir da melhor forma o destino da escola, e que novas reuniões serão marcadas.

A Assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque ainda informou que, apesar de ser conhecida como “Escolinha do Marmeleiro”, a unidade está localizada no Bairro Jardim Brasília.

Confira a nota enviada pela assessoria de imprensa de São Roque:

A unidade escolar localizada no Jardim Brasília, se encontra instalada no perímetro pertencente à Mairinque. A Prefeitura de São Roque se interessa sim, em receber o local para reabri-lo, atendendo as crianças do bairro, porém isto depende de uma ação do Jurídico mairinquense. Contatos estão sendo mantidos e a Prefeitura de São Roque aguarda a resolução desta situação.

Portanto, na presente data, esta escola ainda pertence à Mairinque.

Veja abaixo as fotos da escola.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.